Apesar de já ter sido um município com características coloniais, atualmente Guaratuba é uma das cidades do litoral que mais recebe turistas.
Mas o que fazer em Guaratuba?
Selecionamos alguns pontos turísticos e passeios para você aproveitar mais ainda essa cidade, confira!
Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
Tombada pelo patrimônio histórico e Artístico Nacional, a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso foi desenhada por Afonso Botelho e construída pela comunidade.
A época de sua fundação é desconhecida, mas em 28 de abril de 1771, a Igreja recebeu a benção do Reverendo Bento Gonçalves Cordeiro, com ajuda dos Padres Frei João de Santana Flores e Francisco Borges. No dia seguinte (29/04/1771) foi celebrada a primeira missa.
Em seu interior, o monumento carrega a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade.
(Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso)
(Foto: Mario José Natalino)
Segundo a prefeitura de Guaratuba, a Igreja passará por um processo de restauração. Em agosto de 2023, começou a prospecção arqueológica. O projeto incluirá pesquisas arqueológicas, inventário histórico e educação patrimonial.
Casarão do Porto
O Casarão do Porto foi o único imóvel que resistiu à erosão de 1968, que destruiu a cidade de Guaratuba. Sua construção se deu entre 1822 e 1825 e em 1827 o imóvel foi registrado em uma aquarela de Debret.
O Casarão já abrigou armazéns, lojas, escola e também serviu de abrigo para as vítimas da erosão na década de 60.
Em 30 de dezembro de 1960, o Casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.
(Foto: Mario José Natalino)
(Foto: Renato Soares)
Atualmente, o Casarão do Porto abriga a sede da Casa da Cultura de Guaratuba.
Horário de funcionamento da Casa da Cultura: Segunda e terça 8h às 11h/13h30 às 18h; Quarta a sexta 8h às 19h; Sábado e domingo das 13h às 19h.
Morro do Brejatuba (Morro do Cristo)
O maior ponto turístico de Guaratuba possui um mirante natural de 38 metros de altura, proporcionando uma vista deslumbrante do Oceano Atlântico.
Foi devido a sua vista ampla que durante a Segunda Guerra Mundial, o morro era utilizado como posto de observação pelos soldados do Vigésimo Batalhão de Infantaria de Curitiba.
(Morro do Brejatuba)
Sua formação rochosa permite que os banhistas utilizem suas pedras como fonte de diversão. Para chegar ao topo e apreciar a vista e a estátua do Cristo Redentor, é necessário subir 199 degraus.
A imagem do Cristo foi doada por Josefa do Amaral e sua inauguração se deu no dia 23 de junho de 1953. A estátua possui 8,30 metros de altura, tem um braço estendido em direção à cidade e o outro sobre o corpo, com a mão no coração, onde foi adicionado um frasco com água benta.
Em 2000, a estátua ganhou um pedestal de 6,5 metros de altura, que conta com uma sala de memória, oratório e mirante.
(Imagem do Cristo Redentor)
Salto do Parati (Parque Saint-Hilaire)
O Salto do Parati está localizado dentro do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e é bastante procurado pelos amantes de aventura e natureza.
Com uma revigorante cachoeira, uma bela trilha e uma ponte pênsil, o Salto Parati é perfeito para renovar as energias em meio a natureza.
A administração do local é particular, mas caso queira se alimentar por lá, você encontra um restaurante simples de comida caseira e deliciosa.
(Foto: Alexandre Natalino)
(Ponte Pênsil)
Você pode chegar ao Salto Parati de 2 maneiras:
A pé – Da comunidade até o Salto são cerca de 1.300 metros;
Barco – 30 minutos até o porto do Parati.
Caminho das Ostras (Cabaraquara)
Se você adora frutos do mar, não pode deixar de visitar o Caminho das Ostras.
A ostra de Guaratuba foi considerada a 3ª melhor em sabor do mundo por especialistas japoneses.
Na comunidade do Cabaraquara, o Caminho das Ostras possui vários restaurantes que servem essa iguaria em meio à Mata Atlântica. Os moluscos são servidos nos mais diversos modos de preparo, gratinado, in natura, com frutas, com cachaça, com mel ou até como ingrediente principal do risoto.
(Foto: Portal da cidade)
Além de apreciar os mais variados preparos dessa iguaria, no Caminho das Ostras você também consegue aproveitar e relaxar em meio a natureza, cercado de Mata Atlântica.
É possível fazer uma trilha pelo manguezal ou até mesmo andar de stand-up paddle pela Baía de Guaratuba.
(Foto: Promove Litoral do Paraná)
Para chegar ao Caminho há duas opções, através da estrada do Cabaraquara (cerca de 3km até os restaurantes) ou através de barco (passeio com duração de aproximadamente 1 hora).
O que fazer em Guaratuba?
– Visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso;
– Conhecer o Casarão do Porto;
– Tirar foto da vista no Morro do Cristo;
– Tomar banho de Cachoeiro no Salto do Parati;
– Provar as melhores ostras no Caminho das ostras.
Deixe um comentário