Com diversos museus, a cidade mais antiga de Santa Catarina, tornou-se um exemplar da cultura nacional. Mas quais museus visitar? Quais acervos eles possuem?
Acompanhe o texto abaixo e descubra quais os 3 principais museus de São Chico que você precisa conhecer!
Museu Histórico Municipal Prefeito José Schmidt
Conhecido antigamente como o “Palácio da Praia do Motta”, o prédio onde abriga o Museu Histórico foi construído no final do século XIX e sua obra foi finalizada em 1914.
Já foi utilizado como Câmara e Cadeia Pública, a qual abrigou presos como líderes revolucionários na Guerra do Contestado.
(Foto: Portal São Chico Turismo)
O prédio foi restaurado e reinaugurado em 13/12/1985 mas suas características de construção foram mantidas, como as celas, grades e janelas de ferro.
Seu acervo possui diversas antiguidades que foram doadas pela comunidade francisquense, desde utensílios até documentos.
Na área externa do museu, também é possível visualizar outras exposições como uma máquina utilizada na fabricação de telhas de barro, moinhos de cana e mandioca, uma bica d’água e até mesmo um carro fúnebre do início do século.
(Foto: Portal São Chico Turismo)
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Ingresso: R$3,00 adulto | R$2,00 estudantes e crianças de 12 à 16 anos | Gratuito para: crianças de até 12 anos, idosos a partir de 65 anos.
Museu Nacional do Mar
Inaugurado em 1993, o Museu Nacional do Mar é o único museu de embarcações brasileiras. Com uma área de 10.000m² , possui um acervo com centenas de peças oriundas de todo o país. Esse acervo é protegido por lei federal devido a sua importância.
(Foto: Governo de São Francisco do Sul)
O Museu conta com mais de 91 barcos em tamanho real, cerca de 150 peças de modelismo e artesanato naval e a Coleção Alves Câmara, do século XXI.
Além disso, você pode visitar uma sala sobre Amyr Klink, o primeiro a atravessar o Atlântico Sul a remo em 1984. Nesta sala, encontra-se a canoa que Amyr ganhou quando criança e a réplica do barco IAT.
(Foto: Governo de São Francisco do Sul)
Outro espaço de destaque no Museu é a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, formada por mais de 4 mil volumes com temática naval, incluindo obras raras, fotografias, desenhos e cartas.
O Museu Nacional do Mar está fechado temporariamente para visitação. Mas é possível realizar um tour virtual pelo espaço clicando aqui.
Museu Diocesano de Arte Sacra Padre Antônio Nóbrega
Inaugurado em 2013, o Museu Diocesano de Arte Sacra é um dos mais importantes de São Francisco do Sul. Seu nome foi dado em homenagem ao padre Antônio Nóbrega, que administrou a paróquia.
O acervo tem mais de 800 peças, a maioria delas vinda de Portugal. As peças incluem pratarias, livros, objetos de culto, roupas religiosas, pinturas e imagens sacras, entre outros.
(Foto: Portal São Chico Turismo)
Dividido por categorias, no espaço destinado a imagens e procissão, você encontrará santos da época esculpidos, ricos em detalhes. Já na área reservada às missas, é possível apreciar objetos como cálices de ouro e relicários.
(Foto: Portal São Chico Turismo)
Uma curiosidade legal é que algumas peças do acervo ainda são utilizadas nas grandes celebrações religiosas da Igreja.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Sábados e domingos das 14h às 17:30h.
Deixe um comentário